A Grécia é o berço da civilização ocidental, da filosofia, da literatura e da democracia.

A religião grega tem uma bonita e milenar história que mistura mitos, deuses, heróis e animas. A religião grega da Grécia antiga era politeísta e antropomórfica, pois gregos adoravam vários deuses e deusas, e os representavam sob a forma humana.Os mortos eram cultuados privadamente nos chamados cultos de mistério, além do culto aos heróis que eram seres mitológicos considerados pelos gregos seus antecessores e fundadores de suas cidades. Na religião grega também encontrava-se, como na maioria das religiões primitivas, a divinização das forças da natureza misturada com práticas de magia, como o culto da deusa-mãe.

Acreditava-se que os deuses moravam no Monte Olímpo e interferiam diretamente nos assuntos dos humanos, e para agradálos e aplacar sua ira eram realizados sacrifícios. A Asclépio, deus da Medicina, era costume sacrificar um galo, por exemplo, na religião grega. O culto aos deuses era tão desenvolvido na religião grega que foram construídos templos soberbos as suas divindades, nos quais realizavam suas orações e se comunicavam com os Deuses através dos oráculos.

Os jogos olímpicos realizados hoje, tiveram sua origem na Grécia antiga quando eram realizados em homenagem aos deuses, como os Jogos Olímpicos, dedicados a Zeus, na cidade Olímpia, de quatro em quatro anos. Durante sua realização, sustavam-se as guerras, e respeitavam-se como pessoas sagradas os seus participantes.

Atualmente a religião grega esta assim constituída: Cristianismo 98% (ortodoxos gregos 97,6%, católicos 0,4%, protestantes 0,1%), islamismo 1,5%, outras 0,4% (Censo 1982).

por: Sandra Maruri de Moura